Protótipo de veículo movido a biometano promete reduzir custos na agricultura familiar

Edição do dia 24 de Fevereiro de 2018
Protótipo de veículo movido a biometano promete reduzir custos na agricultura familiar

Foto: Kiko Sierich

O protótipo CH4PA, veículo utilitário movido a biometano, foi oficialmente lançado durante o 30° Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), pela Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás).

Resultado de uma parceria internacional voltada à inovação e ao desenvolvimento sustentável no agronegócio, o CH4PA surgiu após pesquisas indicarem a necessidade de um veículo com a capacidade de transporte dos tratores, mesclada com a mobilidade das caminhonetes.

O objetivo é facilitar o transporte de cargas e reduzir custos, principalmente para os agricultores familiares.

O utilitário foi desenvolvido em parceria pelo CIBiogás com a empresa austríaca Spirit Design, recursos da Agência de Desenvolvimento Austríaca (ADA) e o apoio da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

A expectativa é que no final de 2019 tenha início o processo de industrialização do CH4PA.

“É um protótipo que ainda está em fase de pesquisa, mas a expectativa é que ele possa gerar novos negócios na região”, explicou o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Paulo Afonso Schmidt.

O grande diferencial do veículo é o abastecimento com biometano, oriundo do refino do biogás, que pode ser produzido a partir da decomposição anaeróbica de dejetos de animais ou outros resíduos orgânicos.

O uso do biocombustível ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Para o diretor presidente do CIBiogás, Rodrigo Régis, o desenvolvimento de veículos movidos a biometano é um passo importante.

“O CH4PA está aqui no Show Rural para apresentarmos a agricultura do futuro. Sem dúvida nenhuma, no futuro veremos o agronegócio usando como matéria prima para o desenvolvimento os biocombustíveis”, acrescentou.

Mobilidade e capacidade

O novo veículo recebe esse nome ao fazer referência à fórmula química do metano: o CH4, principal componente do biogás. O protótipo criado para aplicações no meio rural pode executar ações como o transporte cargas e a utilização de implementos agrícolas.

O CH4PA consegue carregar até uma tonelada, com uma autonomia de 200 quilômetros e uma velocidade máxima de 60 km/h.

Os próximos passos do projeto são a construção do segundo protótipo com tecnologianacional ou tropicalizada e a produção em escala no Brasil.

VEJA TAMBÉM